TCC PROCESSO HISTORICO DO INDIO NO BRASIL
Apresentar o processo de desenvolvimento histórico do índio até a chegada dos dias atuais demonstrando sua importância.
2. Introdução
O índio é assunto muito presente em nossas revistas e jornais. Muito se fala dele, mas de modo geral os brasileiros pouco sabem a respeito daqueles que continuam a viver segundo as tradições dos primitivos habitantes do nosso país.
Apesar de todos os problemas que os povos indígenas continuam enfrentando em nosso país, o maior símbolo do seu atual renascimento talvez esteja no crescimento demográfico registrado nos últimos anos. Esta população soma hoje, segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio), 450 mil pessoas vivendo em terras indígenas e mais de 100 mil morando em centros urbanos. A cada censo aumenta também o número dos que se identificam como “índiodescendentes”. O que no passado – por força dos preconceitos – era um estigma transformou-se numa condição da qual muitos se orgulham.
3. O que é ser índio
Segundo o dicionário Michaelis: ín.dio1 adj+sm (de Índia, np) 1 O mesmo que indiano. 2 Aborígine da América. sm 1Reg (Rio Grande do Sul) Termo empregado em sentido afetivo ou entusiástico, para homem, especialmente quando é lidador, mas também em casos de desagrado. Já os critérios adotados pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio) se baseiam na Convenção 169 da OIT sobre Povos Indígenas e Tribais, promulgada integralmente no Brasil pelo Decreto nº 5.051/2004, e no Estatuto do Índio (Lei 6.001/73). A Convenção 169 da OIT sobre Povos Indígenas e Tribais, promulgada integralmente no Brasil pelo Decreto nº 5.051/2004, em seu artigo 1º afirma que:
“1. A presente convenção aplica-se:
a) aos povos tribais em países independentes, cujas condições sociais, culturais e econômicas os distingam de outros setores da coletividade nacional, e que estejam regidos, total ou parcialmente, por seus próprios costumes ou tradições ou por legislação especial;
b)