Aborto
A ex-candidata à presidência da República, que foi duas vezes presidente nacional do partido e ex-senadora pelo mesmo, Heloísa Helena, participou da “Marcha pela vida contra o aborto”, que se realizou em Fortaleza, (CE) no último dia 11
No dia 11 deste mês, realizou-se em Fortaleza (CE), a “Marcha pela vida contra o aborto”. A marcha foi organizada oficialmente pelo “Movimento em favor da vida” (Movida) e pelo “Movimento Brasil sem aborto”.
Essa marcha faz parte de uma iniciativa da direita nacional e de setores religiosos de impedir qualquer mudança na legislação brasileira no que diz respeito ao direito ao aborto.
O “Movimento Brasil sem aborto” foi formado em agosto de 2007 e quinze dias depois organizou a sua primeira “Marcha Nacional da Cidadania em Defesa da Vida”. Desde então a marcha se realiza anualmente e o objetivo desses setores é mobilizar a parcela mais conservadora e retrógrada da população e tentar evitar a aprovação de qualquer lei que flexibilize a prisão das mulheres que realizam aborto no país.
De atuação sobretudo parlamentar e religiosa, esses movimentos realizam um enorme lobby no Congresso Nacional pela aprovação de projetos como o “Estatuto do Nascituro”, que pretende conceder direitos civis a um feto, para impedir qualquer lei que descriminalize o aborto. O lobby desse setor é tão poderoso que formou-se no Congresso uma “Frente Parlamentar em Defesa da Vida – Contra o Aborto” para tratar de projetos de lei somente sobre o tema formado em sua grande maioria pela direita mais reacionária.
Uma dessas marchas, a que se realizou em São Paulo, no ano passado, contou com a presença da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organização dirigida pelo Vaticano, sob controle direto do Papa, a Frente Parlamentar contra o aborto, o “Movimento Brasil sem aborto” e uma série de igrejas menores.
Para se ter uma ideia do caráter dessas