aborto
O aborto auto-induzido é o que é provocado pela própria grávida para remover o feto. Apesar de estarem nesse grupo os meios legais e dentro das recomendações médicas de interromper a gravidez, muitas vezes o aborto auto-induzido é provocado por métodos não recomendados pela medicina e que colocam em risco a saúde da mulher. Essa é uma prática comum em países onde o aborto é proibido por lei ou em que a mulher não tem acesso a ele. Ele pode ser mais facilmente provocado nas primeiras semanas de gestação.
Esse aborto além de sair totalmente da ética humana, em questão a vida, muitas vezes é causado sem o feto ter problema algum, nenhuma anomalia ou alguma causa que poderia trazer algum risco para a mãe, ele também pode trazer um risco psicológico muito grande para a mãe, algumas mulheres que praticaram esse tipo de aborto as vezes conseguem ouvir o choro de um bebê em casa, então esse aborto auto-induzido e muito prejudicial para a saúde ate da mãe,como os métodos citados a baixo:
- Esforço físico projetado para o aborto
- Massagem abdominal intensa
- Recebimento de golpes na área abdominal
- Prática de bellyflopping (simulação de mergulho de barriga) sobre uma superfície rígida
- Tentar remover o feto com o uso de um objeto não esterilizado e não projetado para isso, tal como um cabide
- Tentativa de perfurar o útero com um objeto pontiagudo
- Ingestão de abortivos com elevadas quantidades de vitamina C, poejo e outras substâncias que se acredita provocar o aborto (automedicação).
Aborto clandestino
Apesar de o aborto criminoso ser punível pela Lei, lamentavelmente é praticado no mundo inteiro, clandestinamente, por parteiras, ou por médicos com o rótulo de terapêutico. Todos os estudiosos do assunto estão de acordo que o abortamento clandestino, pela sua própria natureza, constitui um mal social muito grave, pelas moléstias que acarreta e pela cultura de morte que cria no seio das famílias, formando uma mentalidade de que a vida