Aborto
O aborto ou interrupção da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontânea ou induzida, provocando-se o fim da gestação, e consequente fim da atividade biológica do embrião ou feto, mediante uso de medicamentos ou realização de cirurgias.
*Causas
Existem diversas causas, causas naturais são os mais comuns, aqueles que o feto problemas para se desenvolver e o aborto é necessário. Também há causas de mulheres que não tem comprometimento em ter um filho, ou não quer assumir uma vida, e opta por retirar o feto de seu útero. Outras possíveis causa também são:
- Abuso de drogas e álcool
- Exposição a toxinas ambientais
- Problemas hormonais
- Infecção
- Obesidade
- Problemas físicos com os órgãos reprodutivos da mulher
- Problemas com a resposta imunológica do organismo
- Doenças graves que afetam todo o corpo (sistêmicas) da mãe (diabetes não controlado, por exemplo)
- Fumo *A lei no Brasil
No Brasil, até os dias de hoje, somente são consideradas dentro da lei, as interrupções de gravidez resultantes de estupro e as que colocam a mãe em risco de vida iminente. São ilegais os provocados por motivos não incluídos na Constituição Brasileira, como motivos socioeconômicos ou mesmo malformações fetais. Nos casos de malformações do concepto que sejam incompatíveis com a vida a interrupção só poderá ser realizada quando houver autorização judicial.
Dependendo do ordenamento jurídico vigente, o aborto considera-se uma conduta penalizada ou despenalizada, atendendo a circunstâncias específicas. O aborto é considerado como um crime contra a vida humana.
*Tipos de aborto
Isto pode ocorrer de forma espontânea, habitual, induzido ou ilegal, provocando-se o fim da gestação, e consequente fim da atividade biológica do embrião ou feto, mediante uso de medicamentos ou realização de cirurgias.
- Aborto espontâneo é quando