Oportunidades na abertura de uma Floricultura
EMPREENDEDORISMO – AULA 5 (PRODUÇÃO INDIVIDUAL)
1. A oportunidade de negócio seria a expansão de venda de flores para as cidades vizinhas e distantes, que só agregaria valor ao produto e ao cliente se o processo de pedido, embalagem, transporte, envio e entrega acontecer em menos de 48 horas e o produto chegar em perfeitas condições ao cliente, visto que esse é o maior problema entre os concorrentes da cidade de Florândia.
2. Sim, existe uma mudança de mercado que favoreça a venda em outras cidades, com o problema dos clientes não gostarem dos catálogos e fazer os pedidos pelo telefone (interurbano), minha loja criaria pensando na economia de dinheiro em espaço físico, uma loja virtual, fazendo que os clientes tenham que se adaptar ao novo meio de vendas a distância.
3. Os riscos no mercado de flores são o limite de entrega em até 48 horas, condições de entrega das flores (embalagem), condições climáticas para o plantio e colheita. Apesar dos riscos, se controlados e solucionados (exceto climáticos), eles serão menores que as vantagens apresentadas.
4. A estratégia de negócio seria a criação de uma loja virtual, onde clientes de cidades mais longes poderiam selecionar e fazer os pedidos sem o custo de ligação interurbano e com facilidades nas opções de pagamentos (boleto, cartão, transferência bancaria).
Para resolver o problema do tempo de entrega, a loja contrataria uma transportadora logística, utilizando o transporte fracionado, ou seja, a remessa de pequenas quantidades de mercadorias que sozinhas não ocupariam todo o espaço do veículo e que ofereceria melhor relação custo beneficio.
Na questão da condição física que a flor chega para o cliente, tentaríamos desenvolver uma caixa de papelão reforçada, onde a flor ficaria fixada dentro da caixa (para não haver o movimento dela durante o manuseio), as flore seriam enviadas úmida em volta de um plástico para manter hidratadas até chegarem na casa do cliente. Outro diferencial