Saúde na Roça
Colegiado do curso de Enfermagem
Acadêmicas: Jéssica Santos
Saúde na roça
Vitoria da Conquista - 2013
Resumo
A qualidade da atenção básica em saúde: colocação do problema.
O livro não tem o proposito de tratar da rulalidade e sim proclematizar as qualidades e os obstaculos enfrentados por serviços desaude em municipiosimersos num contexto de baixa urbanização.
Muita gente já ouviu falar no SUS, o Sistema Único de Saúde de nosso país. O SUS é um sistema, composto por muitas partes e, por mais diferentes que pareçam, tem uma finalidade comum: cuidar e promover a saúde de toda a população, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros.
Oque fica em aberto em perguntas é se com a extensão do Sistema único de saúde tem sido garantido todos os direitos. O proposito maior é a reorientação do modelo essistencial e a melhor qualidade dos serviços de atenção basíca.
As diferentes situações de vida dos vários grupos populacionais geram problemas de saúde específicos, bem como riscos e/ou exposição maior ou menor a determinadas doenças, acidentes e violências. Isto significa, portanto, necessidades diferenciadas, exigindo que as ações da gestão do sistema e dos serviços de saúde sejam orientadas para atender a essas especificidades. Entretanto, como o SUS oferece o mesmo atendimento a todas as pessoas, algumas não recebem o que necessitam, enquanto outras têm além do satisfatório, o que aumenta as desigualdades. No SUS, situações desiguais devem ser tratadas desigualmente. Baseia-se, portanto, no princípio da eqüidade.
Este é um grande desafio. Muito tem que ser feito para que todos possam ter saúde. O Governo deve concentrar esforços e investir mais onde há maior carência. O SUS tem o papel de cuidar de todas as necessidades da área da saúde. E cuidar da saúde não é apenas medicar os doentes ou realizar cirurgias, é preciso garantir vacinas à população, dar atenção aos problemas das mulheres,