Projeto Rural Rio do Peixe
PROJETO RURAL: CULTURA ESCOLAR RIO DO PEIXE.
Alunas:
JANE SANTOS DE CAMARGO. RA: 1129921
SELMA LAURENTINO SILVA RIBEIRO. RA: 1139300
MARINÊS BONFIM CORRÊIA RICCO. RA: 1116870
SILVANA CÍCERA DE FREITAS. RA: 1121293
VERA LÚCIA CRUZ DE ARAÚJO. RA: 1124851
ALTO ARAGUAIA - MT
2013
JUSTIFICATIVA:
A criança como protagonista de sua própria história, respeitando sua singularidade, sua vivência cultural e familiar, de acordo com as Proposições da
Educação Infantil, tendo como necessidade de proporcionar esse protagonismo para a turma da escola rural Rio do Peixe foram propostos em sala e aula, alguns momentos para a criança expor seus anseios e desejos.
“Preservando momentos de aprendizagens individuais e coletivas, de socialização de decisões, de descobertas, de discussão de opiniões divergentes e enfrentamento de conflitos, assumindo-se, portanto, como um espaço de construção de identidades de sujeitos aprendizes” (PROENÇA, 2003).
Fig. 1 – Estrada sem pavimentação a caminho da escola
SITUAÇÃO-PROBLEMA
Durante uma roda de conversas, uma criança em algum momento falava sobre sua vida na roça. Na visão de Paulo Freire “o educando e educadores são sujeitos na prática educativa, e o conhecimento trazido pelos alunos torna-se subsídio para novos conhecimentos”.
Para os outros alunos, o conhecimento de roça era muito vago, necessitando assim de uma intervenção, constatei a importância dessa interação e assim comecei a indagar os demais alunos o que era roça para cada um deles, surgindo aí à necessidade do desenvolvimento de um projeto que pudesse ser trabalhado tanto os hábitos das pessoas da zona rural quanto o das grandes cidades, relacionando-o cm o projeto institucional que é voltado para promoção à saúde, envolvendo também
Gestor, coordenador, pais, alunos, e demais segmentos a escola.
PÚBLICO ALVO
Direção
Coordenação
Professores
Alunos
Pais e Responsáveis
Comunidade em geral