Mini usinas hidrelétricas para cidades de pequeno porte
THIAGO BUENO TOM
CONSTRUÇÃO DE MINI USINAS HIDRELÉTRICAS PARA ÁREAS RURAIS SEM
ELETRICIDADE
Projeto de Pesquisa
Ponta Grossa
2013
THIAGO BUENO TOM
CONSTRUÇÃO DE MINI USINAS HIDRELÉTRICAS PARA ÁREAS RURAIS SEM
ELETRICIDADE
Trabalho de Projeto de Pesquisa do curso de Engenharia Mecânica da Universidade
Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) como trabalho da disciplina de Metodologia de Pesquisa, ministrada pelo
Professor Antonio Carlos Frasson.
Ponta Grossa
2013
CONSTRUÇÃO DE MINI USINAS HIDRELÉTRICAS PARA ÁREAS RURAIS SEM
ELETRICIDADE
INTRODUÇÃO
O Brasil é um país de dimensões continentais e a acessibilidade a determinados recursos não chega a todos os lugares do país. A energia elétrica está incluída nisso. Segundo o IBGE, mais de dois milhões de pessoas no Brasil que moram em áreas rurais ainda não possuem energia elétrica. Este problema está longe de ser resolvido, mesmo com as metas do governo que sempre acabam sendo renovadas.
O caminho a ser seguido são construções de micro usinas hidrelétricas em áreas rurais para abastecimento de residências. A potência para geração de energia pode variar de acordo com o gasto e a quantidade de residências a serem abastecidas. O objetivo deste projeto é oferecer energia elétrica de qualidade apenas com o custo de manutenção do equipamento, que será relativamente baixo, se comparado ao fornecimento de energia por ligação à grandes redes de distribuição.
As principais vantagens são o acesso de energia em áreas que ainda não possuem, custo reduzido para a população, tendo como consequência uma melhor qualidade de vida.
As hidrelétricas têm como função transformar a energia cinética gravitacional dos rios em energia elétrica, através de geradores. Para as micro hidrelétricas terá a opção de escolha entre bombas de pequeno porte e turbinas hidráulicas. A primeira gera cerca de 50 kW, energia suficiente para abastecimento de