Aborto
Uma causa a se pensar
Conteúdo
Titulo e Duração
Aborto – uma causa a se refletir
Duração: 6 meses
Justificativa A escolha deste tema foi feita devido ao grande número de polêmicas que a aprovação da legalização do aborto tem gerado. É necessário analisar de forma dialética os impactos que a legalização causariam na nossa sociedade atual ou que a falta de sua legalização acarretaria para um futuro não muito distante. O aborto tem sido um tema muito discutido no congresso nacional e em diversos ambientes como: escola, trabalho e algumas vezes até em rodas de amigos. Foram criados até mesmo movimentos contra (pró-vida) e o movimento a favor (pró-escolha). O fato é que o aborto é real e está acontecendo de forma ilegal no Brasil. Porém é necessário se avaliar que a legalização do aborto poderia levar os jovens brasileiros a um maior nível de irresponsabilidade a consideração do aborto enquanto medida contraceptiva nos fazendo refletir se realmente seria a melhor solução para os casos de mães que desejam interromper sua gravidez.
Há um problema bem mais complexo envolvido por trás de toda essa polêmica. O aborto envolve também problemas de infraestrutura quanto a distribuição de renda e organização social. Considerando a construção das representações comuns sobre o aborto enquanto construções sócio-históricas, dentro do atual cenário brasileiro podemos discorrer sobre as seguintes esferas:
Cultura: A interpretação da informação cujo acesso é diferenciado dentro de uma estruturação social hierarquizada atua na constituição de diferentes representações sociais no que se refere ao aborto. Com um investimento cultural nossas crianças, jovens e adultos tem maior qualidade de vida, o que não temos visto acontecendo em nosso país atualmente.
Educação: Um maior investimento na educação seria uma boa via para conscientizar nossos jovens. Olhando que assim,