123770210432

601 palavras 3 páginas
O meio ambiente e as empresas.
Foi-se o tempo em que a questão do meio ambiente era assunto exclusivo dos profissionais do meio ambiente. Hoje a importância da preservação do meio ambiente é necessidade de consciência de todos, pelo bem-estar e qualidade de vida de cada indivíduo, pela sobrevivência do homem como espécie. Nos últimos anos, esta consciência vem crescendo entre as pessoas mais alertas às necessidades sociais e mais comprometidas em cumprir com seu papel na sociedade, exercitando a solidariedade e sua cidadania.
Empresas, governos, instituições não governamentais e sociedade vêm se preocupando com medidas de proteção dos recursos naturais, que são a base de todo o sucesso de sobrevivência do homem, e mesmo de sua própria economia. Infelizmente, no Brasil esta consciência ainda é muito pequena. Mas a cada dia aumenta o número de pessoas que adotam posturas ecologicamente corretas e contribuem para um mundo melhor. Afinal, pequenas ações que sejam praticadas simultaneamente pelos bilhões de pessoas do planeta geram um somatório mais valioso que grandes ações governamentais.
A questão ambiental compõe também uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do
Milênio (ODM), que instituiu em 2000 as 8 Metas do Milênio, aprovadas por 191 países da
ONU, inclusive o Brasil, que se comprometeram a cumpri-las até 2015, por meio de ações concretas do Governo e da Sociedade. Neste ponto envereda-se também pela questão do voluntariado de cada pessoa. São elas:
1. Acabar com a fome e a miséria
2. Educação básica de qualidade para todos
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento
As empresas de forma geral já começaram a despertar também para a importância da questão ambiental, reconhecendo o seu papel social e

Relacionados