Aborto
O aborto é uma interrupção da gravidez no qual ocorre a eliminação do feto (embrião) do útero da mulher.
Aborto espontâneo
O aborto espontâneo, diferente do aborto induzido, é como o próprio nome diz: ocorre de causas naturais ou acidentais. Isso é causado, na maioria das vezes, por má formação cromossômica.
Aborto Induzido
O aborto induzido ocorre devido à ação humana. Em muitos países os seus aspectos éticos e morais ainda são bastante discutidos e em muitos casos ele ainda é rejeitado, principalmente pela igreja.
Quando um aborto induzido é realizado por médicos especializados, as conseqüências para a mulher são quase nulas. Mas realizá-lo de maneira “não-médica”, através da ingestão de chás, remédios ou a colocação de objetos não-cirúrgicos na mulher, pode causar desde a síndrome pós-abortiva até câncer. O aborto induzido deve sempre ser realizado perante a lei de aborto e com uma equipe médica especializada.
Lei de aborto no Brasil
No Brasil, o aborto é considerado um crime contra a vida e está previsto no Código Penal. Existem apenas duas circunstâncias nas quais o aborto é permitido: quando a mãe corre risco de vida ou quando a mulher foi vítima de estupro.
A lei de aborto se justifica na Constituição Federal que estabelece o direito a vida desde a concepção. E também no Estatuto da Criança e do Adolescente que dispõe que políticas públicas devem se efetivar para permitir o