Aborto no Brasil
Universidade do Vale do Paraíba / Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, Av. Shishima Hifumi 2911 – Urbanova, CEP 12244-000, São José dos Campos/SP.
Palavras chave: aborto; divergências de opiniões; tolerante; risco de vida; estupro.
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação
Resumo- Este artigo científico procura demonstrar o aborto como uma prática cada vez mais presente em nossa sociedade, ainda que este seja um assunto delicado, onde há divergências de opiniões. O avanço da medicina tem gerado muitas discussões no âmbito político e religioso, porém, ao longo dos anos tornou-se possível notar como este assunto evoluiu no caráter social. Como consequência disso, a população se mostrou mais tolerante e com maior entendimento quanto às questões que abordam riscos de vida, tanto da gestante, quanto do feto. Ao passo que, em casos de estupro é necessário que cada caso seja analisado separadamente.
Introdução
Sabe-se que há algum tempo vem se instalando na sociedade um processo amplo de discussão acerca do aborto e o objetivo desse artigo é analisar esta polêmica através de questões sociais e religiosas dentro do círculo de amizades de cada integrante do grupo.
Aborto é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontânea ou induzida, provocando-se o fim da gestação, e consequente fim da atividade biológica do embrião ou feto, mediante uso de medicamentos ou realização de cirurgias.
Uma coleta de dados foi realizada entre os dias 23 a 27 de maio de 2014, com 86 pessoas de diferentes etnias e valores sociais.
Nenhum dado pessoal dos entrevistados foi pedido, com o objetivo de obterem-se resultados verdadeiros e divulgar como a sociedade ainda não expõe sua real opinião sobre o assunto em questão.
1. História do aborto
A história do aborto, segundo a Antropologia, remonta à