modulo 2- elaborando um projeto de prevenção
Atividade colaborativa 2
Nossa escola está inserida em um bairro do extremo sul da zona sul de São Paulo, sendo assim, está mais vulnerável ao abuso de drogas e suas consequências.
Sendo um bairro da periferia, os problemas sociais são maiores e a probabilidade de incidência com as drogas são maiores.
Nossos alunos são provenientes de núcleos de moradias populares onde a concentração do tráfico de drogas são bem conhecidos pela polícia, sociedade civil e órgãos de proteção.
Quando os alunos chegam na escola, os mesmos já tem algum conhecimento sobre as drogas, pois o meio social de convivo é bastante esclarecedor. Nosso trabalho consiste na prevenção e extinção de possíveis casos. Temos o apoio da ronda escolar, da atenção dos professores e funcionários da escola. Quando detectamos qualquer indício, acionamos em primeiro lugar o apoio da ronda escolar. Depois ficamos atentos aos possíveis movimentos que o ato de proximidade das drogas podem causar na escola. Na unidade escolar não é permitido fumar, sendo assim, ficamos atentos em qualquer movimento que leva a este ato.
Bebidas e qualquer outra substâncias suspeitas são controladas na escola, quando descobrimos qualquer ato infracional tomamos as medidas de prevenção. Utilizamos as palestras, as aulas de biologia, sociologia, filosofia e trabalhos em geral sobre a prevenção do uso de drogas ilícitas dentro da comunidade escolar.
O conhecimento prévio das drogas surge do convívio com a comunidade e alunos, sendo no momento nossa única forma de conhecimento.
Todos os casos são registrados e observados as possíveis ramificações, para assim podermos realizar a prevenção com mais eficácia. Assim mapeamos os acessos da droga na comunidade escolar e em alguns casos no entorno. Não temos caso de educador com problemas com drogas.
As drogas mais consumidas no âmbito da comunidade escolar e no entorno é de maconha e álcool .
Ficando o crack, cocaína e outras drogas no entorno da unidade escolar.