Estudo sobre escolas publicas
ELABORANDO O PROJETO DE PREVENÇÃO
DEFINIÇÃO DE ITENS DO PROJETO
1- Tópicos para o referencial teórico
A escola é espaço priviligiado para a construção de aprendizagens democráticas, populares, inclusivas e plurais.
O consumo de bebidas alcoólicas pelos adultos constitui fator de risco para adolescentes e jovens que encontram como exemplo e referência um contexto de estímulo e de tolerância a esse consumo, sem conscientização dos prejuízos atrelados ao hábito de beber pelas famílias e pela sociedade.
Face à oferta para o consumo de drogas, uma ação preventiva importante é a construção de posturas reflexivas e críticas sobre as experiências e o desenvolvimento de habilidades para realizar opções em favor de uma vida saudável.
Estão ao alcance dos educadores a possibilidade e a responsabilidade por ações preventivas, com vistas à construção de uma sociedade mais preparada para o enfrentamento dos problemas gerados pelas crescentes oferta e demanda do uso das drogas.
A escola será fortalecida à medida que fortalecer suas parcerias e, na construção de sua rede, estabelecer importantes trocas baseadas em valores de vida coletiva que são incentivados e amplificados no cotidiano escolar.
2-Objetivo Geral:
Criar ações de cunho comunitário de prevenção primária ao uso das drogas, valorizando a participação da comunidade escolar como um todo.
2.1-Objetivos específicos:
1º ETAPA
Trazer para a discussão o assunto do uso de drogas na comunidade e articular como esta questão é vista pela sociedade local.
Relacionar a diversidade de fatores contextuais e pessoais que constituem risco ou proteção para o uso de drogas na adolescência.
Levantar questões, dúvidas e necessidades da comunidade escolar sobre o uso de drogas.
Debater com a comunidade procurando identificar os caminhos para uma vida saudável.
Integrar ações de promoção da saúde e prevenção do uso de drogas no projeto da escola.
2º MOMENTO
Distinguir