Aborto de repetição
Causas de infertilidade
Um dos grandes desafios da reprodução humana atualmente é como avaliar e tratar pacientes com falha de implantação na Fertilização “in vitro” (FIV) e/ou aborto de repetição.
Falha de implantação na fertilização “in vitro” (fiv) e Aborto de repetição
Um dos grandes desafios da reprodução humana atualmente é como avaliar e tratar pacientes com falha de implantação na fertilização “in vitro” (FIV) e/ou aborto de repetição. Conceito:
Infelizmente, 15 a 20 % das mulheres que engravidam sofrem abortamento. Para todos, mas principalmente para os casais que estão na luta pela gravidez, esta é uma situação extremamente dolorosa. Porém, apesar disso, temos que saber que qualquer mulher que engravida pode abortar e que isso não quer dizer que este abortamento vai acontecer novamente.
Assim, classicamente se conceitua aborto de repetição a situação das mulheres que tiveram 3 ou mais abortamentos consecutivos. Neste caso, estaria indicada uma investigação rigorosa de possíveis causas para os abortamentos.
No entanto, na Vivitá- Clínica de Reprodução Humana, convivemos com o sofrimento causado por esta perda gestacional para o casal que sonha com seu filho e, de certa forma, compartilhamos com tal sofrimento. Desta maneira, temos como conduta padrão investigar as possíveis causas de abortamento de repetição já nas pacientes que tiveram um ou dois abortos. Isso, em muitos casos, pode evitar o acontecimento de novos episódios de perdas gestacionais.
Com relação a falha de implantação na fertilização “in vitro” (FIV), não há um conceito clássico que defina tal acontecimento. Na Vivitá- Clínica de Reprodução Humana, consideramos que todas as pacientes que tiveram bons embriões transferidos ao útero e não obtiveram gestação podem estar sendo vítimas de possíveis fatores que levam a falha de implantação e, portanto, merecem ser investigadas como tal. Causas e Investigação Diagnóstica:
A falha de