Abordagens das teorias sobre administração em empresas reais
TEORIAS SOBRE
ADMINISTRAÇÃO EM
EMPRESAS REAIS
(TRABALHO RELATIVO À NP1)
Disciplina: Introdução à Administração – M24AB
Professora: Indira G. Guimarães
Alunos: Caio Vieira – 1422685/X
Júlio Pedrosa – 1422702/4
Matheus Rennó – 1422713/0
Lopes Neto – 1422718/X
Empresa 1
A primeira empresa que o grupo visitou é uma empresa privada, de pequeno para médio porte, que atua no segmento de cobrança extrajudicial e judicial de contratos de financiamento firmados entre pessoas físicas e instituições financeiras (clientes da empresa).
A sua organização é bem definida acerca das suas áreas funcionais, sendo dividida nos seguintes departamentos: Cobrança,
Planejamento, Administrativo, Financeiro, Jurídico, Qualidade e Recursos
Humanos.
Acerca da sua estrutura física, a empresa possui um grande
“galpão” para o setor de cobrança (Call Center), que se subdivide em equipes coordenadas por um gestor, de acordo com a instituição financeira (cliente), pois, como a empresa presta serviço para diversos bancos, cada um tem suas orientações e metas. Além disso, cada departamento supramencionado tem uma sala estratégica, de acordo com a sua função. Por exemplo, o setor de qualidade trabalha em torno da cobrança, que é o que move a empresa no que tange à geração de recursos, orientando os profissionais desse setor no que concerne à manutenção das boas maneiras ao entrar em contato com os devedores, realizando treinamentos de reciclagem periodicamente.
A cobrança funciona por meio do estabelecimento de metas, que, uma vez cumpridas, geram comissão para cada um dos integrantes da equipe, estimulando o trabalho em grupo e o individual, pois os que se destacam recebem valores ainda maiores do que os demais.
Diferentemente dos demais setores, cujos funcionários trabalham 8 horas/dia, com intervalo de 1 hora para almoço, os integrantes da cobrança cumprem 6 horas diárias ininterruptas.
Apesar da estrutura bem definida, os integrantes do grupo