abordagem
A aula começou com a leitura das memórias da aula passada do dia 26.08, a 1º leitura foi feita pelo grupo de Raquel e a 2º foi feita pelo grupo de Alcineide, logo após das apresentações da memória o professor começou a falar sobre Karl Marx.
- Falar um pouco sobre ele -
Karl Marx diz que para a transformação social acontecer é necessário existir uma ação no sujeito, ultrapassar a condição de esperar que as coisas aconteçam e partir para a ação transformadora.
O processo dialético para Marx só vai acontecer rumo ao dissoluto, se nós em determinado momento nos entendermos como parte desse processo, diante das verdades que movem nosso pensamento.
Consciência segundo Marx é fundamental, pois resultará em uma ação do sujeito para compreender a realidade. É necessário uma compreensão do elemento racional, ter consciência do nosso lugar no mundo resulta em ação.
Os meios de produção, se entendermos esse processo temos uma chave de leitura da sociedade. Marx afirma que construímos nossas relações sociais a partir do trabalho. Para ele, as condições materiais condicionam todas as outras relações que os homens estabelecem entre si, para utilizar os meios de produção e transformar a natureza. Divide-se a sociedade em meios de produção e a mão de obra, ideologia e contra-ideologia.
Inicia-se uma discussão sobre a participação de um funcionário, que é amigo do patrão, na greve da empresa. Porém, neste contexto de relação de dominação não há afetividade, É evidente que esse processo vai desagradar algumas pessoas, na leitura de Marx, é necessário desagradar, desarticular o poder da burguesia obtendo poder de barganha. Para Marx o funcionário deverá participar da greve, mas sofrerá consequências.
De modo geral, tendemos a nos preocupar com o "MEU" problema, pois a sociedade é pautada no principio do "EU" e não no coletivo.
Materialismo Histórico DialéticoO materialismo designa um conjunto de doutrina filosófica de um principio