ergonomia
1-Quais são os principais objetivos da ergonomia?
Primeiramente temos que definir que a eergonomia é o estudo anatômico, fisiológico e psicológico do homem no seu ambiente. Esta ciência procura estabelecer uma melhor relação entre o homem com o ambiente de trabalho. Como podemos observar, ela não é apenas um estudo físico do ambiente de trabalho do homem, mas também um estudo psicológico, ou seja, aspectos como cansaço mental ou perturbações mentais também são estudados.
Sendo assim podemos citar seus principais objetivos:
Adequação do trabalho as capacidades naturais do homem, pela organização de métodos e construção de máquinas e equipamentos que se adequem as características de cada pessoa; (Exigência Técnica).
Aumentar a eficiência do trabalhador ao longo do tempo, pois trabalhador doente não gera lucro, e sim, prejuízo; (Exigência Econômica).
Prevenção de acidentes e doenças profissionais, e sendo mais relacionadas a distrofias musculares, doenças músculo - esqueléticas; (Exigência Social).
Redução da fadiga e desconforto físico e mental do trabalhador.
2 - Que aspectos caracterizam os estudos precursores da ergonomia até a II Guerra Mundial?
A Ergonomia teve as suas origens na Segunda Guerra Mundial, mais propriamente em 1949, quando falharam as formas tradicionais de resolução do conflito entre homens e máquinas. Foram nessa época, que se evidenciam as incompatibilidades entre o progresso humano e o progresso técnico. Os equipamentos militares exigiam dos operadores, decisões rápidas e execução de atividades novas (aviões mais velozes, radares e submarinos) em condições críticas, o que implicava complexidade e riscos de decisão. Os aviões, por exemplo, passaram a voar mais alto e mais rápido. Os pilotos, porém sofriam da falta de oxigênio nas grandes altitudes, perda de consciência nas rápidas variações de altitude exigidas pelas manobras aéreas, e vários outros "defeitos" no subsistema