Abordagem sócio-cultural
Abordagem sócio-cultural
Características gerais
Uma das obras referentes a esse tipo de abordagem, que enfatiza aspectos sócio-politico-culturais, mas significativa no contexto brasileiro, e igualmente uma das mais difundidas, é a de Paulo Freire, com sua preocupação com a cultura popular.
A proposta de Paulo Freire é também aqui analisada, pois supõe-se que os educadores brasileiros, ou pelo menos parte deles, possam ter tido informações a seu respeito, quer nos cursos de formação de professores, quer uma literatura disponível, o que, igualmente, pode ter influenciado suas concepções de homem, mundo, cultura, educação, assim como a sua ação educativa.
Homem e mundo
Na obra de Freire, o homem é o sujeito da educação e, apesar de uma grande ênfase no sujeito, evidencia-se uma tendência interacionista, já que a interação homem-mundo, sujeito-objeto é imprescindível para que o ser humano se desenvolva e se torne sujeito de sua práxis.
O homem chegará a ser sujeito através da reflexão sobre seu ambiente concreto: quanto mais ele reflete sobre a realidade, sobre a sua própria situação concreta, mas se torna progressiva e gradualmente consciente, comprometido a intervir na realidade para muda-la.
Sendo o homem sujeito da sua própria educação, toda ação educativa deverá promover o próprio individuo e não ser instrumento de ajuste deste à sociedade. Será graças à consciência critica, cujas características serão analisadas posteriormente, que ele assumirá cada vez mais esse papel de sujeito, escolhendo e decidindo, libertando- se, enfim.
O homem é um ser que possui raízes-espaço-temporais: é um ser situado no e com o mundo.
Sociedade-cultura
A cultura constitui a aquisição sistemática da experiência humana, aquisição esta que será critica e criadora e não simplesmente armazenamento de informações justapostas, que não foram incorporadas ao individuo total.
A participação do homem como sujeito na sociedade, na cultura, na história, se