Abordagem Socio-cultural
Jeicimilena Campos
Luis Cláudio
Mathias Assis
Osmar Santos
Abordagem Socio-cultural
Valença-Ba
Fevereiro-2013
Docente: Lucio André
Abordagem Socio-cultural
Valença-Ba fevereiro-2013 Abordagem Socio-cultural
A necessidade de reflexão e analise em relação, ao meio de vida ao qual o homem está inserido tem haver com uma relação interacionista entre homem e mundo e desta forma a ação educativa se torna mais produtiva, precisa e valida. O homem precisa do mundo, pois é nele que as manifestações das culturas acontecem e através dele se constroem saberes, devido a isso, o homem se torna o próprio sujeito da educação, elaborando e criando o seu conhecimento.
E a partir da sua conscientização e participação, o homem ele se torna fundamental, como sujeito seja na sociedade, na cultura e também na história. E este momento acontece no processo de ensino-aprendizagem, onde a educação é conscientizadora e também desperta a consciência crítica, de forma que o homem concreto não se satisfaça apenas com aparências, mas sim procure testar as suas descobertas, faça indagações, investigue e reconheça que a realidade muda facilmente, por a inteira necessidade e importância de transformação da mesma em sua forma mais concreta. Este processo de ensino-aprendizagem é voltado numa educação problematizadora que busca a superação entre opressor e oprimido e tem sua essência na base do diálogo, de forma que supere a divisão do homem em duas partes sujeito e objeto, ou seja, é preciso que o mesmo seja critico procurando uma pratica autônoma, tendo a conversação como ponto principal e solidário com o oprimido lutando para transformar a realidade.
A educação deve ser sucedida de uma reflexão, sobre o homem e análise do seu meio cultural, de forma que o homem não deixe de ser o sujeito da educação. Sem esta reflexão e análise, este ficará