Vygotsky: abordagem sócio-histórica e cultural
Biografia
Lev Semenovitch Vygotsky
Formação
Influências:
◦ Família
◦ Amigos
◦ Clima intelectual e social da época em que viveu
Principais obras
A proibição e a redescoberta de sua obra
Vygotsky (17 de Novembro de 1896
- 11 de Junho de 1934)
Planos Genéticos de Desenvolvimento
Filogênese
Ontogênese
Sociogênese
Microgênese
Signos
Acontecem na língua. Os signos são construídos culturalmente, o indivíduo desenvolve a capacidade de representação simbólica, dentro de uma cultura, fornece base para este campo simbólico.
Portanto, os símbolos fazem parte da linguagem mas seu sentido pode variar de indivíduo para indivíduo, de acordo com experiências subjetivas. O mesmo não ocorre com o significado, que é a captura do que há de regular a respeito de um ser ou objeto.
Pensamento e linguagem
Função: comunicação
◦ As pessoas primeiramente desenvolvem a linguagem para se comunicar, pra sanar problemas de comunicação. Esses aspectos da língua, compartilhamos com animais, ele se comunicam por um tipo de linguagem que é gestual ou sonora, com objetivo de troca entre membros de uma espécie
Função: pensamento generalizante
◦ É neste estágio que a linguagem implica na compreensão generalizada do mundo, ao nomear seres e objetos estamos categorizando-os, colocando-os num grupo, ao mesmo tempo em que estamos excluindo de vários outros. Por exemplo, um pato não é um sapo, não é um cachorro, não é um computador.
Inteligência prática: Inteligência que limita a resolução de tarefas unicamente ao campo de visão do indivíduo, permitindo-o agir no ambiente.
Inteligência simbólica: A inteligência simbólica, diferente de uma programação instintiva, possibilita ao ser humano pensar, sentir, problematizar e agir, dando-lhe a possibilidade de produzir uma gama variada de conhecimento.