abordagem sócio cultural
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Uma das obras mais importantes e difundidas dessa abordagem é a da Paulo Freire que aborda sobre a cultura popular.
Essa preocupação com a cultura popular vem após a II guerra mundial onde ocorre a democratização da cultura. Nos países industrializados o movimento da cultura popular refere-se a toda população e em países de terceiro mundo essa cultura pertence a classes inferiores, com por exemplo: a alfabetização de adultos. Essa democratização culturas não lhes proporcionam coisas prontas, mas trazem valores inerentes a essas camadas da população.
O movimento no Brasil contribuiu para uma cultura de cunho vivencial, que permite uma verdadeira participação do sujeito no processo cultural.
Muitos educadores tiveram contato com as obras de Paulo Freire, suas obras tem tendências do: humanismo, existencialismo, neomarxismo.
HOMEM E MUNDO
O homem e o mundo são categorias conjuntas formando uma abordagem interacionista, mas o sujeito é enfatizado como criador do conhecimento.
Essa abordagem fala de homens concretos inseridos em um contexto histórico. Em relação a educação para ela ser valida, leva-se em conta a vocação como sujeito e seu contexto.
O homem se torna sujeito por meio de suas reflexões sobre o ambiente concreto, quanto mais se pensa sobre, maior a capacidade para intervir na realidade e muda-la.
A educação nessa abordagem tem como fundamento promover o individuo e não adapta-lo a sociedade.
O homem é um ser de raízes espaço-temporais: situado no e com o mundo refletindo sobre ele para transforma-lo.
SOCIEDADE-CULTURA
A cultura é consequência da integração plena do homem em seu contexto de vida. Logo, a cultura é tudo o que adquiri experiência de maneira crítica e criadora, sendo essas incorporadas ao individuo total.
A história e o contexto humano estão ligados à habilidade que o homem possui de responder à natureza de maneira integra. Faz parte