Abordagem sistemica
Após descobrir a dimensão do ser humano dentro da organização, chega-se a compreensão mais adequada da relação ambiente/empresa, tendo uma evolução nos estudos organizacionais em que o ambiente passa a ter uma importância significativa.
O conceito de teoria geral de sistema foi introduzido na administração por LUDWIG VON BERTALANFFY, essa teoria chama atenção para a necessidade de olhar o ambiente em que a organização esta inserida.
A teoria do sistema vê a organização como uma união de partes direcionadas, dinamicamente (KATZ & KAHN) para um determinado fim, em busca de um objetivo, operando sobre dados, energia e matéria, relacionando se com o meio externo, assim sendo, vista como um todo “holisticamente”. A organização é formada por um conjunto de fatores externos e internos em que há uma interdependência entre eles e também do ambiente, sendo que qualquer mudança em um deles acarretara a mudanças nos demais. O meio externo corresponde à atividades e interações geradas pelo próprio sistema.
A concepção sistêmica da organização esta centralizada na tomada de decisões necessárias à realização dos objetivos de forma eficaz. A organização é vista como um conjunto de comportamentos inter-relacionados. Uma distinção importante para a teoria da organização é a classificação dos sistema em abertos e fechados. Um sistema fechado é aquele que não se inter-relaciona com o meio externo, resultando em caos e fechamento da empresa, já um sistema aberto importa e exporta matéria com o meio.
CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO
A cibernética é estudo da regulação e controle em sistemas e ênfase sobre a natureza do feedback, como os métodos pelos quais os sistemas utilizam seus output para aferir o efeito e realizar os ajustamento necessários. Como cita MOTTA F. C. P e VASCONCELOS. Isabela F. G (2002) Shoshana Zuboff descreve o fato de que, por sua própria natureza, a tecnologia da informação é caracterizada por uma dualidade fundamental: a função