Abordagem humanística da administração
Introdução...
A abordagem Humanística da Administração tem ênfase nas pessoas, ou seja,ela se preocupa com as pessoas. Esta abordagem surgiu com a Teoria das Relações Humanas, nos EUA, na década de 1930, através da psicologia do trabalho, que estudou:
A análise do trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho. Esta é a análise das características humanas e a aplicação de testes psicológicos. Os temas abordados foram: seleção de pessoas, orientação profissional, treinamento e métodos de aprendizagem, fisiologia do trabalho e estudo dos acidentes e da fadiga.
A adaptação do trabalho ao trabalhador. Esta adaptação de faz presente através dos aspectos individuais e sociais do trabalho, predominando sobre os aspectos produtivos. Os temas abordados foram: estudo da personalidade do trabalhador e do gerente, motivação e incentivos do trabalho, liderança, comunicação e relações inter-pessoais e sociais dentro da organização.
Contexto histórico
As mudanças ocorreram principalmente após a grande depressão econômica em 1929, onde a busca pela eficiência foi intensificada. Embora sua divulgação fora dos EUA ocorreu depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Esta abordagem é formada pela Teoria das Relações Humanas e Decorrência da Teoria das Relações Humanas.
I - Teoria das Relações Humanas
Criador: Elton Mayo, cientista social.
Ela surgiu nos EUA (ano 30) como conclusão das Experiências de Hawthorne.
É um movimento de reação e oposição à Administração Científica.
“Problemas com a administração cientifica”:
– Nunca foi totalmente aceita pelos trabalhadores e sindicatos – Ela era encarada como um meio de exploração – Agravado pelo fato de que os americanos já viviam em uma democracia.
“A experiência de Hawthorne”:
– Local: na cidade de Hawthorne, a Western Eletric Company, que fabricava equipamentos e componentes eletrônicos, em 1927.
– Objetivo:avaliar a correlação entre iluminação e