Abordagem humanistica da administração
Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial
Disciplina: Administração Geral – Profª. Nathalia
Turma: 1º semestre – noturno
Data: 02/11/2013
Pesquisa Nº. 01
Tema: Abordagem Clássica – Teoria Clássica e Teoria Cientifica.
Nome: André Mateazzi Ariel Chamareli Gabriela Vasconcelos Isabel Castro Marcos Felipe Tiago Silva
Conceitos:
Homem: luta em busca da estabilidade.
Se compararmos o homem aos outros animais, percebemos que é um ser fisicamente indefeso. Não tem muita força, não voa e também não enxerga no escuro. Em virtude de combate com animais bem mais poderosos fisicamente ou da procura incerta de frutos silvestres, sua sobrevivência foi precária e escassa. Defendeu o corpo do frio, cobrindo-o com peles de outros animais e sofreu privações constantes e atrozes. Enquanto o homem sobreviveu e venceu seus obstáculos, espécies mais fortes foram destruídas e desapareceram. Com sua inteligência resolveu problemas vitais e aos poucos foi aperfeiçoando suas armas e dominando os outros animais, inclusive domesticando-os. Promove maior segurança às habitações, usa a produção do solo através do cultivo, melhora suas técnicas e espalha-se lentamente sobre a terra.
Agrupou-se socialmente, pois sentiu que, dentre os animais, era o que mais encontrava dificuldade de sobreviver isoladamente e que, quando em grupos, obtinham melhores resultados na pesca, na caça ou na defesa contra ataques de outros animais e até mesmo da própria natureza. Surgindo assim as tribos nômades da pré-história e os povos das grandes civilizações da antiguidade (como a Egípcia, a Fenícia e a Romana) que administravam suas economias.
Assim é que a história da humanidade nos permite verificar que todas as ações dos homens são desenvolvidas não por indivíduos isolados, mas através do esforço conjunto e cooperação. Sua atividade é, portanto, predominantemente social visando o controle dos recursos e