Abordagem humanística da administração
A abordagem humanística da administração se preocupou com o trabalhador enquanto ser social. Essa orientação se deve à Teoria das Ralações Humanas. Tal teoria nasce do desenvolvimento das ciências sociais, especialmente da psicologia e da sociologia.Na questão psicológica, a preocupação era a melhor ocupação do trabalhador na empresa, ou seja, adequação ao ambiente de produção, ás tarefas, levando em conta os aspectos individuais e sociais.
Ainda assim, o pensamento primeiro não era a pessoa humana, mas a pessoa-operário.
Na Teoria das Relações Humanas Elton Mayo (1880-1949) destacou-se junto com seus colaboradores, quando realizou um trabalho de pesquisa em uma fábrica em Hawthorne.
Além desses fatores, veremos também a liderança,a dinâmica de grupo e a comunicação como pontos primordiais para se alcaçar objetivos.
AS ORIGENS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Humanizando a Empresa
A Teoria das Relações Humanas tem suas origens nos seguintes fatos:
1. A necessidade de humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano. Nesse sentido, a Teoria das Relações Humanas se revelou um movimento tipicamente americano e voltado para a democratização dos conceitos administrativos. 2. O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, bem como sua crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial. As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica. 3. As ideias da filosofia pragmática de Jonh Lewin foram fundamentais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é o fundador da escola. Dewey e Lewin também contribuíram para sua concepção. A sociologia de Pareto foi fundamental. 4. As conclusões da Experiência da Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que puseram em xeque os principais postulados da Teoria Clássica