Abordagem humanistica
ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS
A Teoria Administrativa passa por uma revolução conceitual: da transferência da ênfase antes colocada nas tarefas pela Administração Científica e na estrutura organizacional pela Teoria Clássica com a nova abordagem Humanística – ênfase nas pessoas. A Abordagem Humanística ocorre com a Teoria das Relações Humanas, nos Estados Unidos, a partir de 1930, graças ao desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a Psicologia do Trabalho. Esta surgiu no início do séc XX e estava voltada para dois assuntos básicos: - Adaptação do trabalhador ao trabalho: análise do trabalho e verificação das características humanas que cada tarefa exige do seu executante e a seleção científica dos empregados a partir dessas características. - A Adaptação do trabalho ao trabalhador: etapa que se caracteriza pela atenção voltada para os aspectos individuais e sociais do trabalho, com predominância dos aspectos humanos sobre o produtivo.
Contudo, a Teoria das Relações Humanas ou Escola Humanística surgiu como conseqüência imediata das conclusões da obtidas na experiência desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores na WESTERN ELECTRIC, em sua fábrica de equipamentos telefônicos de HAWTHORNE, a partir de 1927. Foi um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração. A Escola Humanística nasceu da necessidade de se corrigir a forte tendência a desumanizarão do trabalho, surgida com a aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos.
GRANDES FIGURAS – GEORGE ELTON MAYO (1880 – 1949) Psicólogo, industrial, australiano, viveu nos EUA e iniciou uma pesquisa na fábrica de equipamentos telefônicos de HAWTHORNE, bairro do mesmo nome, na cidade de Chicago. Desenvolveu seus estudos, considerando: - O trabalhador - O ambiente de trabalho
EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
A Western Electric fabrica equipamentos e