Abordagem humanistica
Dentro da história da humanidade, são encontrados vários vestígios da prática da administração. Na atualidade identificamos sua presença de forma bem marcante no dia a dia da sociedade moderna. Com a complexidade das organizações em virtude do desenvolvimento, ocorreu um interesse de estudiosos da época que despertaram para compreender as dificuldades geradas dentro das organizações. Assim apareceram as teorias de forma ordenada para dinamizar, e foram baseadas em necessidades daquela época. Hoje essas ferramentas continuam dando passos importantes para a eficiência das organizações. Sendo elas com ou sem fins lucrativos são sistemas capacitados a realizar os sonhos de seus consumidores, caracterizando-se como um componente social. Por essa razão aparece o administrador, com a função de auxiliar na condução das organizações modernas, sendo a sua característica principal, obter resultados sensacionais dentro do mercado competitivo.
ÊNFASE NO AMBIENTE
Fase em que a administração percebeu a importância do ambiente dentro da organização, sua importância se deu com a teoria da contingência. Nenhuma organização apareceu para ficar sozinha, mas sim, para servir uma necessidade da sociedade. Uma nova visão globalizada exige a empresa a se adaptar e ajustar-se às demandas ambientais.
ÊNFASE NAS COMPETÊNCIAS E NA COMPETITIVIDADE
Nesse momento a atenção que era dada a um contingente de equipamentos e a retenção de capital agora se volta para um novo tempo do conhecimento. Possuir a informação de forma antecipada constitui um passo na frente das demais organizações para a obtenção de sucesso no mundo dos negócios. Toda essa dinâmica concorre na competitividade das empresas impulsionando o desenvolvimento e a geração de novos conhecimentos.
Abordagem Humanística, o surgimento e as suas principais características
Na abordagem humanística da Administração que se inicia, com a teoria das relações humanas, com um movimento de