Abordagem Humanistica
No inicio do de 1900 se percebia que alguns aspectos da Teoria Clássica não preenchiam as necessidades das empresas. Foi um período de transição em algumas empresas falavam que os funcionários eram o maior patrimônio que possuíam.
Alguns posicionamentos formaram um ambiente que impelia os estudos para a valorização dos indivíduos .
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Denominada Escola Humanística da Administração , surgiu , em oposição a Abordagem Clássica , com desenvolvimento de uma experiência na fábrica de relês da Western Eletric Company, com o propósito de avaliar a correlação entre iluminação e a eficiência dos operários de modo a propor meios de corrigir a forte tendência a desumanização do trabalho surgida com a aplicação de métodos rigorosos , científicos , e preciosos , aos quais os trabalhadores deveriam forçosamente se submeter .
A experiência , coordenada por Elton Mayo , foi realizada por um comitê constituído por três membros da empresa pesquisada e quatro representantes da Escola de Administração de Empresas de Harvard.
EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
Esta experiência foi estruturada para compreender o efeito das condições físicas/trabalho na produtividade dos operários. Durante seu desenvolvimento e a vista de situações encontradas, foi finalizadas com 4 fases.
PRIMEIRA FASE : Um dos fatores descobertos foi o fator psicológico : os operários reagiam a experiência de acordo com as suas suposições pessoais, ou seja , eles se julgavam na obrigação de produzir mais quando a intensidade de iluminação aumentava e , o contrário , quando diminuía . Reconhecendo a existência do fator psicológico apenas quanto à sua influencia negativa , os pesquisadores pretendiam isolá-lo ou eliminá-lo da experiência , por considerá-lo inoportuno.
SEGUNDA FASE: Constatado o desapontamento quanto ás condições do ambiente físico, os pesquisadores voltaram-se para o estudo do fator psicológico , sem, entretanto, abandonar por completo a pesquisa sobre a