Abordagem humanista resumo
Nesta abordagem é dada a ênfase no papel do sujeito como o principal elaborador do conhecimento humano.
Da ênfase ao crescimento que dela se resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, na sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada. O professor em si não transmite o conteúdo da assistência sendo facilitador da aprendizagem.
O conteúdo advém das próprias experiências do aluno, o professor não ensina: Apenas cria condições para que os alunos aprendam.
Educação
Trata-se da educação centrada na pessoa que nessa abordagem o ensino será centrado no aluno.
A educação tem como finalidade primeira a criação de condições que facilitam a aprendizagem, de forma que seja possível seu desenvolvimento tanto intelectual como emocional, seria a criação de condições nas quais os alunos pudessem torna-se pessoas de iniciativas, de responsabilidade auto determinação que soubessem aplicar-se a aprendizagem no que lhe servirão de solução para seus problemas servindo-se da própria existência.
Nesse processo os motivos de aprender deverão ser o próprio aluno autodescoberta e autodeterminação são características desse processo.
Escola
A escola será uma escola que respeita a criança tal qual é, que ofereça condições para que ela possa desenvolver-se em seu processo possibilitando a autonomia do aluno.
O princípio básico consiste na ideia da não interface como o crescimento da criança e de nenhuma pressão sobre ela. O ensino consiste num produto de personalidades únicas, respondendo as circunstâncias únicas num tipo especial de relacionamento.
A aprendizagem tem a qualidade de um envolvimento pessoal. Cada professor desenvolvera seu próprio repertorio de uma forma única, decorrente da base percentual de seu comportamento.
O processo de ensino irá depender do carácter individual do professor, como ele se relaciona com o caráter pessoal do aluno. Assume a função de facilitador da aprendizagem e nesse clima entrara em contato com