Abordagem economia
Não, pois quase todo o século XX é marcado por um crescimento significativo, apesar demuito oscilante. Na segunda metade do século o PIB cresce mais de 12 vezes, com uma taxa de crescimento anual de 5,2%, mas nas décadas de 80 e 90, a média decrescimento é significativamente inferior.
2- Em termos de desenvolvimento econômico, o século XX foi um século perdido?
R: Não, comparando-se o PIB per capita brasileiro com o norte americano, percebe-se que este indicador cresceu de maneira significativa ao longo do século XX, inclusive melhorando sua posição relativa frente ao PIB per capita norte americano. Porém depois da década de 80, o PIB per capita brasileiro para de crescer e chega a ter uma tendência negativa quando comparado com o PIB per capita norte americano. Mas também a taxa de analfabetismo e a esperança de vida mostraram uma evolução positiva durante o século, porém, a distribuição de renda nãomelhorou ao longo do tempo, permanecendo uma das piores em termos mundiais.
3- Reconstrua o Quadro 12.1, levando em consideração a evolução do problema inflacionário no Brasil.
R: Percebe-se que a industrialização é acompanhada por um processo inflacionário com uma relativa aceleração dos índices inflacionários, que chegam nesse processo ao auge em meados da década de 60. Depois de ser em parte contida no final da década de 60 e início da década de 70, a inflação dispara no Brasil na década de 80, e só é contida em meados dos anos 90 com o Plano Real. É interessante notar que a disparada da inflação ocorre conjuntamente com a desaceleração do crescimento do PIB na economia brasileira.
4- Explique a evolução da vulnerabilidade externa brasileira ao longo do século XX.
A vulnerabilidade externa brasileira se dava devido a alta dependência de poucos produtos primários na pauta exportadora, tendo como principais produtos o café, o cacau, a borracha e o algodão até a década