A abordagem histórica da economia brasileira: o brasil ao longo do século xx: alguns fatos estilizados
Ultrapassado o período de guerra, o Brasil tornou-se um exemplo de desenvolvimento econômico bem-sucedido até a década de 80 levando em consideração o crescimento do produto, a melhoria das condições de vida e fornecimento de bens mais complexos com aumento na produtividade dos fatores de produção. Contudo, isso não provocou uma distribuição equânime.
Durante o século XX, houve um crescimento bastante elevado da população, cerca de 10 vezes. O PIB cresceu mais de 12 vezes sendo bastante superior ao crescimento anual do PNB mundial. Comparando o crescimento populacional e produtivo brasileiro, conclui-se que desde início do século as taxas de crescimento do Brasil (população e PIB) superam as mundiais.
Depois da década de 80, o PIB decai em comparação com o norte-americano mesmo estando no período anterior à frente dele.
Nota-se que o crescimento que houve durante o século sofreu oscilações e transformações, havendo descontinuidade e rupturas na economia. Nos anos 50 e na passagem da década de 60 para 70 tiveram elevadas taxas de crescimento em que pese na metade da década de 60 e início dos anos 80 e 90 serem marcados por forte crise.
A volatilidade do crescimento ( variações ao longo do tempo) é medida pelo desvio-padrão das taxas anuais de crescimento que alcançou em todo século 4,5%. Porém, é considerada baixa para os países latino-americanos.
A população do Brasil passou de aberta para fechada. A imigração representou cerca de 30% do crescimento populacional brasileiro. Mas com o transcorrer do século, a imigração reduziu de forma significativa ficando dependente do crescimento vegetativo.
Durante o século, ocorreu um processo de urbanização da economia brasileira e um elevado processo de industrialização chegando a ter taxas de crescimento acima da média do país.
Verificou também que p crescimento brasileiro foi associado com o crescimento de