Abordagem do currículo oculto às práticas educativas
resumo
A finalidade desta pesquisa é mostrar ao leitor a importância do currículo no processo educacional como norteador dos interesses escolares e como meio de ação para realizar mudanças na sociedade. O tema proposto aborda a educação como meio de formar indivíduos críticos, capazes de refletir sobre um pensamento e questionar quando necessário, sendo um cidadão ativo e participativo das questões sociais e um elemento importante na formação da sociedade, uma vez que, contribuirá com suas ações, que serão realizadas pensando não só em si, mas no outro, em todo o conjunto social.
palavras-chave
Currículo; Sociedade; Cultura; Identidade; Educação.
1. Introdução
O tema currículo está muito focado, sendo o alvo de muitos pesquisadores já que o mesmo recebe alguns questionamentos quando falamos em sociedade da pós-modernidade. Esta sociedade quer indivíduos pensantes, investigadores e criativos capazes que viver na competitividade e que para se ressaltarem mostrem algum diferencial. Para que isto ocorre, a transformação começa na escola. É a escola que deve transformar esse indivíduo em um cidadão capacitado para irrelevâncias da sociedade, para os altos e baixos de uma sociedade capitalista onde se sobrevive aquele que consegue suportar as pressões e todas as exigências sociais.
A interdisciplinaridade é um dos meios para que o indivíduo consiga se socializar com a pluralidade, mas a utilização do currículo oculto também é importante, pois através dele é possível trabalhar as exigências da sociedade levantando questionamento em sala de aula sobre as diferenças que existe entre os próprios alunos e o quanto isso impacta na sociedade. Dentre a abordagem do tema será apresentado algo que posso desmitificar que a utilização do currículo oculto não acrescenta valores ao processo educacional e no desenvolvimento do aluno, que não contribui para torna-los seres críticos, reflexivos, e que