Resumo das 4 escolas neoclassicas
Escola de Viena: Teoria da utilidade marginal
A escola desenvolveu-se em torno de Karl Menger em1870 e sua principal teoria era a “teoria da utilidade decrescente,para um consumidor que esteja com fome, a primeira fatia de pão tem uma utilidade enorme. Essa utilidade vai decrescendo à medida que se vai adicionando mais unidades. A décima fatia de pão já representará uma utilidade bem menor que a primeira.Menger propôs que os homens tem escalas de preferências por inúmeros motivos,e estes objetos mais desejados tem uma menor oferta no mercado,fazendo o individuo classificar seus desejos com a importância atribuída ao objeto.
Escola Lausanne: Teoria do equilíbrio geral
Fundada por Léo Walras,esta escola teve a “Teroria do equilíbrio geral” como sua principal teoria. Ela enfatizava a interdependência dos preços dentro do mercado,as unidades de produção como família,firma ou ate mesmo empresas não podem ser compreendidas isoladamente,mas sim como parte de um todo.Podemos dar o exemplo do suposto aumento do preço da carne,que afetaria outros setores como o arroz,pois a família ira reduzir o consumo dele para manter o mesmo consumo da carne,afetando assim os gastos da família.
Escola de Cambrigde: Teoria do equilíbrio parcial
A “teoria do equilíbrio parcial” foi proposta por esta escola fundada por Alfred Marshall,para ele a economia era a ciência do comportamento humano e não ciência da riqueza,diferentemente dos outros neoclássicos ele evitou exposições matemáticas. Sua teoria dizia o comportamento no mercado específico de algumas mercadorias é obtido independentemente dos preços e quantidades procurados e fornecidos noutros mercados,onde não há a dependência pregada por Walras. Mesmo se um mercado sofrer efeito de uma mudança externa