Neoclassicismo em Portugal
1. Introdução…………………………………...2
2. Contexto Histórico……………………….....3
3. Arquitectura………………………………....4
a. Porto……………………………………..4
b. Lisboa…………………………………....5
4. Escultura……………………………………..7
5. Pintura………………………………………..8
6. Bibliografia……………………………….....9
Introdução
O Neoclassicismo é uma corrente artística que surgiu na Europa, no séc. XVIII, que marca o final da época Moderna e o início da Idade Contemporânea.
Baseado numa mudança política e de mentalidade, o Neoclassicismo tornou-se a expressão das concepções iluministas e a arte de excelência dos ideais revolucionários. Esta nova arte iluminista utilizou como principal fonte de inspiração a tradição Clássica, de modo a diferenciar-se da arte Barroca e Rococó, estritamente ligadas aos modelos do antigo regime.
A arte, com o Neoclassicismo, ganha uma nova finalidade; torna-se mais intelectualizada e retoma a ideia de arte como um meio pedagógico.
Contexto Histórico
Em Portugal, a transição do Barroco e do Rococó para o Neoclassicismo ocorreu mais tarde comparativamente ao resto da Europa. Esta corrente artística surgiu em Portugal no último quartel do século XVIII. Iniciou-se no Porto e só posteriormente se difundiu para Lisboa, prolongando-se até ao século XIX e, em alguns casos, estendeu-se às primeiras décadas do século XX.
Durante esta época, Portugal viveu num período de instabilidade que retardou o desenvolvimento artístico e cultural. Neste sentido, para além de permanecer até tarde controlado pelo regime absolutista, o país foi assolado por diversos acontecimentos controversos: o terramoto de 1 de Novembro de 1755 que devastou Lisboa; as invasões Napoleónicas e, consequentemente, a fuga da Família Real para o Brasil, em 1808; a dominação inglesa; a Revolução Liberal de 1820 e consequente contra-revolução absolutista, que gerou conflitos entre facções absolutistas e liberais; e por último, a perda da colónia do Brasil e do monopólio comercial colonial, que originou graves