Doutrina de thiago sobre a salvação
A epístola universal de Tiago se compões de 5 capítulos:
1. Provas e tentações:
2. Condenação à Acepção de pessoas;
3. Tropeço na palavra;
4. Resistência as paixões e
5. Condenação aos opressores
A tentação pode ser produto de nossa imperfeição, porque “cada um é tentado quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência, depois vem o pecado e este sendo consumando, gera a morte.
Tiago nos diz que ela pode ser produzida por nossas ações e pensamentos, funcionando como meio de resgate, como forma de esclarecimento e de aquisições no campo da experiência e da paciência. Funcionam com adestramento para o Espírito em evolução Não devemos julgar uma pessoa por sua vestimenta e por sua posição, nem sempre elas nos dizem das qualidades espirituais de que este é portador. O comportamento do cristão autêntico será regido por sua conduta mental, que o mantenha definitivamente afastado dos males que afligem o mundo. Como aquele que tendo passado pelo fogo, não saiu queimado, mas sim retemperado, fortalecido ou purificado. Devemos vigiar o nosso pensamento, para que nossa palavra não seja tropeço, e se conseguirmos refrear a língua, conseguimos dominar o corpo, a diciplina nos proporcionará este equilíbrio. Nosso comportamento e o produto de nosso trabalho refletirão nosso conhecimento, se nossa obra e nosso comportamento se pautarem pela mansidão e pela pureza cheia de misericórdia, estaremos certos de que a sabedoria divina está conosco.
Diz Tiago, a sabedoria divina não pactua com o egoísmo, a vaidade e o orgulho, porque o fruto da justiça, semeia-se a paz e para aqueles que exercitam a paz. A humildade é pouco praticada e aquele que se prende à matéria, distancia-se da Divindade, por isso à nossa resistência às paixões: “ Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo é inimigo de Deus”.
Combater os vícios e as paixões é praticar efetivamente a reforma íntima,