O NEOCLASSICISMO BRASILEIRO E PORTUGUÊS
977 palavras
4 páginas
O NEOCLASSICISMO BRASILEIRO E PORTUGUÊSBrasil
Histórico
O neoclassicismo desenvolveu-se no Brasil por influência da corte portuguesa instalado no Rio de Janeiro – sua chegada data de 1808. Na época, o Brasil ainda era uma colônia de Portugal.
Residindo no Brasil, o Príncipe Regente Dom João ordenou que melhorias fossem realizadas na cidade do Rio de Janeiro para acomodar os milhares de fidalgos, clérigos e oficiais que vieram de solo português. Ruas foram abertas, passeios públicos construídos, palacetes erguidos – tudo conforme orientação arquitetônica neoclássica.
Em 1816, chega ao Brasil a Missão Artística Francesa, formada por cerca de 40 neoclássicos que almejavam modernizar os padrões artísticos nacionais. Nicolas Antoine Taunay era um dos integrantes da missão. Foi fundada a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, que organizou uma metodologia de ensino para os sistema de artes visuais e arquitetônicas brasileiro. O academicismo é instaurado, importante característica do movimento neoclássico.
Porém, o Brasil passa por um período de instabilidade econômica e politica. A Academia carece de verbas, e está a mercê das intrigas palacianas e disputas internas. Além disso, os valores neoclássicos não são absorvidos com facilidade pelos artistas no Brasil, ainda bastante apegados aos ideais barrocos. A Academia só terá uma real influência no cenário artístico brasileiro no reinado de Dom Pedro II, mas aí o neoclassicismo já estará amalgamado a outros movimentos artísticos, como o romantismo e o realismo, gerando uma arte híbrida.
Características
Utilização de personagens mitológicas;
Idealização da vida campestre (bucolismo);
Eu lírico caracterizado como um pastor e a mulher amada como uma pastora (pastoralismo ou fingimento poético);
Ambiente tranqüilo, idealização da natureza, cenário perfeito e aprazível (locus amoenus);
Visão da cidade como local de sofrimento e corrupção (fugereurbem, fuga da cidade em latim);
Elogio ao equilíbrio e