Abordagem da Terceirização do trabalho no Brasil
Aluno(a) : GILMAR SOARES DA SILVA
Matrícula : 359851
Situação da Matrícula :MATRICULADO
Curso : MBA EXECUTIVO GESTÃO EM ESTRATÉGIA EMPRESARIAL - BARÃO DE MAUÁ
Relatório Emitido em : 20/06/14 12:24:07 PM
Turma : 9108
Grupo : 108
Cidade : CURITIBA
UF : PR
Polo : 64 - INCAP-INSTITUTO NACIONAL DE CAPACITACAO ACADEMICO-PROFISSIONAL E POS-GRADUACAO LIMITADA
Dt. Início : 11/05/2013
Dt. Fim : 11/11/2014
Resumo
Hoje no Brasil a abordagem da terceirização do trabalho é considerada por muitos como a principal estratégia das taxas de lucro pelas empresas, oferece também aos capitalistas um maior controle sobre a força de trabalho.
Embora já existisse tanto na Industria como no setor de serviços, a terceirização ganha o patamar de estratégia fundamental do capital.
Nesse sentido podemos compreender o alcance da terceirização no processo de reestruturação produtiva: ao mesmo tempo em que diminui os gastos com a força de trabalho, também promove a divisão entre os trabalhadores.
Amparada por uma legislação ambígua (baseada nos vagos conceitos de atividade-fim e atividade-meio)a terceirização se amplia continuamente no Brasil desde a década de 1980.
Sabendo disso, podemos passar para os dois requisitos básicos para a caracterização legal da terceirização.
A primeira é a realização de atividade meio, que significa que a empresa contratante ,só poderá terceirizar as atividades que não fazem parte das suas atividades –fim chamadas também de CORE BUSINESS, de modo que uma empresa que terceirize trabalhadores para desempenhar sua função principal poderá ter suas atividades caracterizadas como ilegais.
Dai surgi o maior problema relacionado a este quesito, é que à diferenciação entre atividade-meio e atividade –fim nem sempre é clara, em praticamente todos os ramos de trabalho,(na indústria, no comércio e nos serviços)e existem atividades que são realizadas por trabalhadores subcontratados.
A busca incessante