Abordagem Conveniente em Nível Organizacional
A Abordagem Orgânica enxerga a organização como uma estrutura em rede, onde a unidade e a estrutura formam um todo inseparável, tendo tanto a unidade quanto o todo igual importância, e as pessoas sendo consideradas não como fatores, mas como protagonistas da dinâmica organizacional. Tanto uma abordagem quanto a outra estão fundadas sobre determinadas convenções, que, não sendo necessariamente verdadeiras, permitem criar uma estrutura válida. Porém, existe um ingrediente fundamental para o funcionamento da Estrutura Orgânica: a Consciência.
2.2- ABORDAGEM ORGÃNICA
Em nível de Modelagem Organizacional, o termo orgânico aplica-se, em geral, a técnicas que permitem aumentar a flexibilidade da estrutura organizacional, mediante uma série de propostas referentes à tomada de decisões, à tecnologia da informação, ao desenvolvimento das relações laterais e à descentralização da estrutura. O termo orgânico surgiu devido à necessidade de estabelecer outro ponto de referência em relação as estruturas burocráticas tradicionais, mais rígidas, descritas como de tipo mecanicista.
Usamos o termo orgânico para denotar aquela estrutura em rede que possui os princípios de Autopoiesis e do Holograma e com propriedades das estruturas orgânicas, tais como adaptação, equilíbrio e flexibilidade.
A estrutura em rede é uma ferramenta muito poderosa na hora de modelar analiticamente qualquer tipo de organização presente na natureza e na realidade social. Assim como a abordagem mecanicista nos permite comparar a