Aboboras
A eficiência energética do sistema de condicionamento ambiental encontra-se diretamente relacionada às características das edificações, clima, uso e tipo de ar condicionado. Através da interação destas características é possível determinar o desempenho energético e o conforto térmico das edificações. Além disso, o desempenho energético está ligado às trocas de calor de uma edificação com o meio ambiente, que variam de acordo com a temperatura ambiente, velocidade dos ventos, radiação solar e umidade relativa do local que se encontra inserida a construção, além das condições de ocupação e de operação da edificação. Atualmente, devido à globalização da economia, o gerenciamento energético tem recebido atenção, principalmente nos requisitos de eficiência e competitividade. Assim, faz-se necessário a adoção de medidas que proporcionam a racionalização no uso de energia, eliminando desperdícios. Desta forma a racionalização energética na indústria da construção civil passou-se a ser prioritária. Isto exige uma revisão dos padrões vigentes, sobretudo nos grandes centros urbanos, onde a concentração de edificações resulta numa demanda de energia bastante elevada. Um dos maiores responsáveis pelo consumo elevado de energia elétrica é o sistema de condicionamento térmico ambiental, devido a este fato, os projetos arquitetônicos devem englobar desde o princípio o processo de aquecimento e resfriamento ambiental que tem como finalidade atender o conforto humano nos ambientes habitados.
Este artigo apresenta uma análise do desempenho energético de uma edificação residencial, localizada na Zona Bioclimática Z3, através da analise de requisitos de envoltória fornecidos pelo selo de etiquetagem brasileiro, o Procel Edifica.
The energy efficiency of environmental conditioning system is directly related to the characteristics of buildings, climate, use and type of air conditioning. Through the interaction of these features is possible to determine the thermal comfort and