Abirão
Para isso tenhamos bem em mente o tema do discurso.
Abirão: Opor-se a alguém designado por Deus é o mesmo que se opor a Jeová.
Em Números 16 conta a história de Abirão
Era chefe de família, e um dos principais homens de Israel na época do Êxodo do Egito. Da Tribo Rubem, filho de Eliabe e irmão de Datã e Nemuel. No entanto ele e seu irmão Datã apoiaram Corá, o levita, em sua rebelião. Contra quem?
Números 16:2, 3
Corá, Datã e Abirão e mais 250 maiorais, que eram “homens de fama”, acusaram invejosamente Moisés e Arão de se elevarem sobre os demais da congregação. A rebelião no entanto visava o cargo de sacerdote foi conferido a Arão, mas também a posição de Moisés como administrador das instruções de Deus.
Moisés tentou raciocinar com Abirão e seu irmão, convocando-os a comparecer perante ele.
Números 16:12-14 Clamaram contra a liderança de Moisés sobre a nação e disseram que ele ‘tentava bancar ao máximo o príncipe sobre eles’, e que deixara de cumprir a promessa de guiá-los a uma terra que manasse leite e mel.
Porém, Números 26:9 mostra que sua luta não era só contra Moisés e Arão, mas também “contra Jeová”, que havia divinamente comissionado Moisés e Arão para ocuparem posições de autoridade.
Jeová com certeza não se agradava desse espírito. Ele executou todos os rebeldes. — Núm. 16:28-35.
Assim, a rebelião contra a autoridade divinamente designada teve um rápido fim, e, por causa da participação de Abirão nela, seu nome foi excluído de Israel.
Este relato serve como exemplo de aviso para nós.
Hoje temos muitos irmãos em todas as congregações em toda a Terra que possuem cargos de responsabilidades como por ex: Anciãos e Superintendentes.
Esses homens merecem ser respeitados por nós e ter nosso apoio de todo o coração, afinal foi Jeová, por meio do seu espírito santo, quem os designou para ocuparem esses cargos.
Em vez de