FICHAMENTO BOWMAN
Leitura: BOWMAN, Jeffrey A., SHIFTING LANDMARKS PROPERTY; PROOF, AND DISPUTE IN CATALONIA AROUND THE YEAR 1000 1- Sobre o autor Jeffrey A. Bowman:
O autor é historiador. Pesquisa os temas da Europa e o Mediterrâneo entre 300 e 1500, bem como as narrativas medievais da Espanha e Portugal.
1997 — Doctor of Philosophy from Yale University
1994 — Master of Philosophy from Yale University
1992 — Master of Arts from Yale University
1988 — Bachelor of Arts from Carleton College
2- Análise do livro:
Em primeiro lugar, importa ressaltar que o livro faz uma investigação das disputas de propriedade e sobre as lutas do indivíduo titulares de propriedade como Renard e Geriberga. Busca avaliar, ademais, as tensões entre as mudanças e continuidades de um mundo caracterizado por transformações desiguais. “A disputa é típica para a forma como ela aparece para nós, mil anos mais tarde, sob a forma de um pergaminho redigido a pedido de uma das partes em disputa. Esta região é rara por sua riqueza e pela sobrevivência de registros escritos. Litigantes de cima e para baixo na escala social - desde os descendentes episcopais de dinastias vicecomital, como Ermengol, até os detentores de propriedade de posições sociais mais humildes - foram incomumente ligados à criação e utilização de registros escritos. Um dos resultados da sua fixação é que o corpo de evidências para esta região é particularmente rico”.
A primeira disputa tratada neste livro diz respeito aos dois filhos da Viscondessa Guisla: Bispo Ermengol e sua irmã Geriberga. Ambas partes apareceram diante de uma assembleia judicial no Monastério de São Miguel de Cuixà, não distante de Aiguatèbia. “O registro deste caso em particular sobrevive como um pergaminho original no Arquivo Capitular d´Urgell, mas as evidências sobre disputas de propriedade chegam a nós de várias formas. A grande preponderância de materiais contem caracteristicas que registram transações relativas aos direitos de propriedade, a maioria