ABERTURA DE EMPRESA
Empreendedorismo
Para iniciar no campo empresarial é preciso de um espírito empreendedor. Sendo que empreender tem a ver com assumir risco, fazer a diferença, começar algo novo, implementar ideias e buscar oportunidades. Não é incomum sonhar em seguir as próprias ordens, constituir um negócio e ser “patrão” de si mesmo, atualmente quem decide empreender não busca apenas o retorno financeiro, mas também a autorrealização. Conforme pesquisas da organização Endeavor o Brasil revela que 3 em cada 4 brasileiros prefeririam ter um negócio próprio a ser funcionário de uma empresa.
Contudo, pode ser mais complicado do que se imagina, muitos têm buscado no empreendedorismo o caminho para o sucesso, entretanto nem todos têm conseguido atingir o almejado. Pois apenas iniciativa e uma boa ideia não basta é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento.
É preocupante o fato de muitos possuíram apenas iniciativa e tentaram empreender esperando que vontade e sorte fossem os ingredientes principais para a geração de grandes negócios, mas é preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial. O empreendedor precisa aprender sempre. Conhecer seu ramo de atividade.
É preciso atentar, também, para a escolha do sócio, discutir as expectativas e o papel de cada um no empreendimento. Segundo consultor do Sebrae-SP Sérgio Diniz as principais características que um empreendedor deve ter, para o sucesso de seu negócio. São elas:
“1. Iniciativa: a busca constante por oportunidades de negócios. Estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar;
2. Perseverança: as dificuldades vão acontecer, "Não se pode desistir", insiste Diniz;
3. Coragem para correr riscos: arriscar-se faz parte do ato de empreender. Diniz ressalta que correr riscos é diferente de