Abertura de empresa
O “Plano de Negócio” do seu empreendimento equivale a um projeto de abertura de empresa, no qual cada uma das etapas deve ser esmiuçada, estudada, compreendida e dominada para que você seja hábil o suficiente para tomar decisões corretas como empresário.
Um Plano de Negócio de abertura de empresa pode ser entendido, então, como um conjunto de respostas que define os produtos e os serviços que serão oferecidos, o formato de “Comércio, de Indústria ou de Prestação de Serviços” mais adequado, e o modelo de operação, que viabilize a disponibilização destes produtos e serviços e o conhecimento, as habilidades e atitudes que os responsáveis deverão possuir e desenvolver, para realmente conseguir ganhar dinheiro com o empreendimento.
Quais produtos serão oferecidos? Esta é a primeira definição. Ela é a mais importante, pois condicionará todas as demais. O fundamento aqui é que as necessidades de pessoas ou empresas devem ser atendidas. No caso dos produtos que você pensa em oferecer, como descobrir se existe interesse de pessoas ou de empresas? Qual o modelo de empresa com o qual você poderia influenciar a decisão de compra dos futuros clientes? O estudo do mercado, ou seja, da concorrência, dos fornecedores e dos clientes em potencial será a parte principal do seu projeto de abertura de empresa, do seu Plano de Negócios.
Como serão obtidos os produtos para comercialização?
Como identificar os melhores fornecedores?
Quais condições de aquisição serão mais adequadas?
Como negociar e obter facilidades de pagamentos condizentes com a estratégia de venda?
Quais volumes devem ser adquiridos em função de previsão de venda e prazos de fornecimento?
Quais níveis de estoque devem ser considerados, que atendam a operação da empresa, sem comprometer a disponibilidade financeira?
O que de melhor será oferecido?
Os trunfos da concorrência devem ser identificados.
O que deve ser oferecido aos clientes que