comportamentos sexuais
O comportamento atual dos jovens, que parece obedecer a um tipo de cultura voltada para o culto ao corpo e à sexualidade, sugerindo uma busca inusitada e direta do gozo a qualquer preço, escandaliza e intriga os pais e os educadores. Com base nesse plano de aula e na matéria publicada pela VEJA, analise com seus alunos o comportamento deles e o uso de roupas e adereços extravagantes, fortemente erotizadas, muito semelhantes aos trajes de seus ídolos.
2. COMPORTAMENTOS SEXUAIS NA FAMÍLIA E NA SOCIEDADE
O comportamento sexual humano é um conjunto complexo de atitudes e posicionamentos que variam com o passar das gerações. Atualmente, devido ao avanço das ciências em geral, especialmente com o avanço da medicina e da educação sexual nas escolas, tratada de forma científica, sem interferências de crenças ou religiões, está sendo mais esclarecido e orientado para o controle da natalidade, controle da gravidez precoce em adolescentes, planejamento familiar consciente e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
2.1 Os comportamentos sexuais Quando o rapaz ou a rapariga atinge a puberdade sente de forma acentuada a necessidade de obter satisfação sexual e sente-se fortemente atraído(a) por inúmeros estímulos sexuais, de acordo com os seus gostos e preferências pessoais. A satisfação destas necessidades expressa-se através de comportamentos sexuais. Quantas vezes ouviste os teus amigos e amigas falarem acerca das suas experiências sexuais e pensares “ mas eu nunca fiz isso” ou “nunca fiz dessa forma” ou, ainda, “não me lembro de ter sentido isso”- será que sou normal? Pelo facto de as pessoas não vivenciarem as suas experiências sexuais da mesma forma, não significa que sejam anormais, antes pelo contrário, significa apenas que não existem duas pessoas iguais e que, portanto, também ao nível do comportamento sexual as diferenças existem. Importa realmente é que tentes descobrir quais os comportamentos sexuais que são mais