abdominais
Os exercícios abdominais não devem ser feitos todos os dias, pois isso sobrecarrega a musculatura, causando dores e lesões que prejudicam o programa de exercícios.
Abdominal tradicional
Para quem está começando, esse sem dúvida é o tipo de abdominal mais indicado. O primeiro passo é ficar deitado com as costas encostadas no chão, e com as pernas flexionadas, com os joelhos apontando para o teto e como os pés apoiados no chão. Depois, basta levantar a parte superior do corpo apenas com a força dos músculos abdominais, sem ter pressa ou sem tentar encostar o peito nos joelhos flexionados. O número de abdominais desse tipo indicado para cada pessoa é em torno de três séries de 25 flexões a cada dois dias.
Abdominal oblíquo (perna cruzada) Esse tipo de exercício deve ser feito para quem busca tonificar especificamente a parte lateral, também chamada de musculatura oblíqua, do abdômen. Para começar, flexione e cruze uma perna por cima da outra, apoiando a panturrilha de uma das pernas no joelho da outra. Mantenha um braço atrás da nuca e outro estendido do lado do corpo. O braço flexionado deve estar do lado contrário da perna dobrada. Depois de estar nessa posição, faça a elevação como se estivesse tentando encostar o cotovelo do braço que está flexionado no joelho da perna apoiada. Essa flexão pode ser realizada 30 vezes de cada lado a cada dois dias, e não é aconselhável para quem tem algum tipo de problema na região cervical.
Abdominal com apoio
Esse tipo de abdominal é mais intenso do que o tradicional e deve ser feito com menos repetições, 10 repetições por dia já são suficientes para trabalhar os músculos de forma satisfatória. Utilize uma cadeira para apoiar as pernas e deixá-las alinhadas com os joelhos. Com as mãos na nuca, faça o movimento de elevação, depois volte à mesma posição. É importante que as pernas fiquem paralelas ao solo e não mudem de posição. Com esse movimento, os músculos da parte inferior e mediana do abdômen são