cavidade abdominal
Na dissecção do abdome existem as seguintes camadas:
- pele;
- gordura (tecido adiposo subcutâneo); o tecido adiposo subcutâneo pode se espessar em determinadas regiões do abdome, como é o caso da região inguinal. Essa gordura se espessa e forma uma fáscia que é chamada de Fáscia de Scarpa.
- aponeurose;
- músculos;
- fáscia transversal;
- tecido extraperitoneal;
- peritônio.
A porção muscular do abdome é formado por quatro músculos que estão na parede ântero-lateral do abdome: oblíquo externo, oblíquo interno, transverso do abdome e reto do abdome.
A parede abdominal recebe uma musculatura que vem desde a parte anterior, passa pela lateral e abraça a região posterior. Essa musculatura é considerada ântero-latero-posterior, e dispõe-se em estojos através de suas fáscias, que se prendem aos ossos, formando aponeuroses. Elas vão formar na região mediana do corpo a linha alba (branca ou média), que vai dividir o abdome em lados direito e esquerdo.
Linha Alba: A Linha Alba é uma faixa fibrosa que corre verticalmente toda a extensão da parede abdominal anterior e que recebe as fixações dos músculos oblíquos e transverso do abdome. Esta “rafe tendínea” (costura) é estreita abaixo do umbigo e larga acima dele. Ela dá passagem a pequenos vasos e nervos para a pele. Nas pessoas musculosas magras, um sulco é visível na pele que reveste a linha Alba.
No seu meio, subjacente ao umbigo, a Linha Alba contém o anel umbilical, um defeito na linha Alba através do qual os vasos umbilicais do feto passam para o cordão umbilical e a partir dele para a placenta. Todas as lâminas da parede abdominal ântero-lateral fundem-se no umbigo.
Ela é o local mais indicado para se acessar o abdome em uma cirurgia de emergência.
A musculatura abdominal é formada pelos músculos retos abdominais, transverso, oblíquo interno e oblíquo externo. Essa musculatura da parede anterolateral vai se inserir no osso púbico e vai formar também a região inguinal. A inserção