Marketing
Desenvolvimento Científico: conceitos e estratégias para confecção
Walter Moreira
resumo
discute os conceitos e tipos de revisão de literatura, bem como sua utilidade e seu papel em relação ao desenvolvimento da ciência.
Compara revisão de literatura e pesquisa bibliográfica e as diferencia e apresenta estratégias para sua confecção
Palavras-Chave
Revisão de literatura - pesquisa bibliográfica - produção científica
- pesquisa científica
1
Contexto e Conceito
Nestes tempos de sociedade da informação manter-se informado vem se tornando, paradoxalmente, cada mais problemático. A complicação decorre principalmente de duas vertentes: a quantidade de potenciais fontes de informação que cresce exponencialmente e a necessidade quase absurda que obriga, por conta das especializações, os pesquisadores a manterem-se constantemente a par do desenvolvimento em suas áreas. Esse fenômeno foi denominado em meados dos anos 90 de explosão da informação ou, se visto por outro ângulo, explosão da ignorância. Wurman (1999) cunhou o termo ansiedade de informação em referência a esse estado de coisas, em seu livro homônimo. Na mesma medida em que cresce o número de objetos de informação, quer seja quantitativo ou qualitativo esse crescimento, é preciso aumentar o número de índices (na acepção semiótica da palavra) e cuidar para que estes lhes agreguem algum valor. Outra preocupação refere-se ao gigantismo dos próprios índices, como acontece, por exemplo, com as bases de dados criadas pelos mecanismos de busca na internet e os catálogos das maiores bibliotecas.
Neste cenário informacional as revisões de literatura, por seu aspecto sumarizador, principalmente, assumem importante função orgânica, juntamente com os índices (aqui na acepção biblioteconômica), abstracts e as bibliografias especializadas. Muitas vezes consome-se mais tempo tentando identificar se determinado estudo já foi realizado anteriormente do que o