Laparotomia Exploradora
Esta cirurgia consiste na abertura da cavidade abdominal para explorar e verificar algum dano. Muitas vezes o cirurgião ao examinar um paciente percebe que existe algum problema na cavidade abdominal, porém, mesmo com ajuda de exames como Rx, ultra-sonografia e tomografia, não é possível identificar a doença. Assim, muitas vezes indicamos a laparotomia exploradora para definirmos e tratarmos o problema. Algumas vezes encontramos apendicite supurada, obstruções intestinais, gravidez nas trompas, diverticulite, abscessos na cavidade abdominal, dentre outras.
Outra indicação desta cirurgia seria nos casos de tiro ou facada na cavidade abdominal ou acidentes de carro com sangramento interno. Fazemos a laparotomia exploradora para identificar e tratar os danos. Cuidados pré-operatórios:
1. Dieta zero quando possível, pois, trata-se de emergência.
2. Tomar banho com lavagem da região que será operada, se possível.
Cuidados pós-operatórios:
1. A alta será de acordo com a recuperação do paciente.
2. Após a alta o paciente deverá evitar esforço físico nos primeiros 30 dias, sem arrastar móveis, pegar peso, etc.
3. A dieta deverá ser seguida RIGOROSAMENTE, evitando alimentos gordurosos, fritos, frutos do mar nos primeiros 30 dias.
4. Cigarro e bebidas alcoólicas devem ser evitados por 30 dias.
5. Os pontos deverão ser lavados com água e sabão neutro de manhã e a noite.
6. O cirurgião marcará a data de retorno para retirar os pontos
Laparotomia Exploradora
Esta cirurgia consiste na abertura da cavidade abdominal para explorar e verificar algum dano. Muitas vezes o cirurgião ao examinar um paciente percebe que existe algum problema na cavidade abdominal, porém, mesmo com ajuda de exames como Rx, ultra-sonografia e tomografia, não é possível identificar a doença. Assim, muitas vezes indicamos a laparotomia exploradora para definirmos e tratarmos o problema. Algumas vezes encontramos apendicite supurada, obstruções