abbe
Carlos Sousa - CATIM
Paulo Lopes - ISEP
Américo Pinto Bastos - ISEP
João Marques - ISEP
RESUMO
Ernst Abbe, fundador da Zeiss, estudou um erro adicional quando o eixo da medição não coincide com o eixo do instrumento. Este efeito é aplicável ao paquímetro convencional (o eixo deste instrumento nunca coincide com o eixo da peça em medição).
Demonstra-se teoricamente qual o valor esperado para o erro de Abbe com a medição de um paquímetro devidamente tipificado, através de um estudo analítico considerando o paquímetro como um pórtico simplesmente apoiado e submetido somente à força que se aplica nas bases desse pórtico. Este estudo permite conhecer o valor que se considera ser o erro devido ao efeito de Abbe.
Como a força exercida pelo operador não é sempre a mesma, agravando-se esta variação quando estamos a falar de vários operadores, seria útil conhecer como varia essa força entre operadores diferentes. É avaliado o componente de incerteza associado à variação da força.
Os resultados foram comparados com medições numa máquina de medir por coordenadas, que confirmam parcialmente a validade do modelo para um determinado tipo de paquímetro.
Este trabalho poderá ser desenvolvido para muitos tipos de paquímetros e permitir conhecer a incerteza do Erro de Abbe como uma função da geometria e da abertura do paquímetro.
ABSTRACT
Ernst Abbe, founder of Zeiss, developed studies in measurements when the axis of the instrument did not coincide with the axis of the item.
This effect is applied to the vernier calliper since the instrument axis cannot coincide with the axis measurement. The authors show, theoretically, how it is possible to predict the value of Abbe’s error with a typical vernier calliper measurement. An analytical study is made regarding the vernier calliper as a merely supported portico. The results of this study make it possible to know the value which is considered to be the error due to the effect Abbe. The